Responsive image

FENAJUFE SE REÚNE COM O PRESIDENTE DA AMATRA E ARTICULA DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO


 

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10) entre o Coordenador-Geral da Fenajufe, Adilson Rodrigues e o presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano, foi combinada a articulação e atuação conjunta das entidades na defesa da Justiça do Trabalho. A reunião aconteceu na sede da Anamatra, no Setor Hoteleiro Sul em Brasília.

Ponto central na pauta é o fortalecimento das ações contra a ameaça de extinção da JT, proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista a uma emissora de TV na quinta-feira (03), Bolsonaro usou de falso argumento ao dizer que a Justiça do Trabalho só existe no Brasil e admitiu que a medida que visa acabar com esse ramo da Justiça está em estudos no governo.

As declarações de Bolsonaro provocaram intensa reação de entidades nacionais e sindicais. Atos e mobilizações já estão convocados. Em 21 de janeiro haverá  mobilização em vários estados. Já em 5 de fevereiro acontece, em Brasília, o Ato Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho, a partir das 14 horas.

Ante o cenário desenhado, Fenajufe e Anamatra  acreditam ser imperativa a união de forças e ampliação do movimento na defesa da Justiça do Trabalho enquanto uma das poucas instituições a garantir a proteção aos direitos dos trabalhadores, alvo principal da nova administração federal.

O calendário de atividades ficou assim indicado até o momento:

21 de Janeiro – Indicativo de atos conjuntos nos Estados em defesa da Justiça do Trabalho
5 de fevereiro – Ato Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho, em Brasília/DF, a partir das 14h

Fonte: Fenajufe, editado por Caroline P. Colombo