Responsive image

RELATOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SUGERE A REALIZAÇÃO DE DEZ AUDIÊNCIAS NESTE MÊS


 

A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) está reunida para discutir o plano de trabalho do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP).

Moreira sugere a realização de dez audiências públicas ao total, divididas por temas de interesse. Seriam audiências todas as semanas de maio, três dias por semana. “Agora depende da conciliação. Poderíamos definir quarta e quinta e depois ver os próximos encontros”, disse o relator. A oposição quer contar com, pelo menos, 15 audiências públicas.

A primeira deve ser realizada nesta quarta-feira (08) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para apresentar os números gerais da Previdência pelo governo.

As outras audiências propostas por Moreira devem ser realizadas nas datas abaixo:

9/5 – sobre financiamento da Previdência (impacto no orçamento)
14/5 – sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Previdência de estados e municípios, integralidade, paridade, regras de transição
15/5 – sobre Regime Geral de Previdência Social (RGPS), idade mínima, tempo de contribuição
16/5 – sobre categorias com critérios diferenciados (polícias, professores, etc)
21/5 – sobre pessoa com deficiência, aposentadoria por invalidez
22/5 – sobre mulheres na Previdência
23/5 – sobre trabalhador rural
28/5 – sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e abono salarial
29/5 – sobre regime de capitalização e avaliação atuarial

Mudanças

A Proposta de Emenda à Constituição 6/19 pretende alterar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A idade mínima para aposentar será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.

Veja os principais pontos da reforma da Previdência

O texto retira da Constituição vários dispositivos que hoje regem a Previdência Social, transferindo a regulamentação para lei complementar. O objetivo, segundo o governo, é conter a diferença entre o que é arrecadado pelo sistema e o montante usado para pagar os benefícios.

Fonte: Câmara dos Deputados