Responsive image

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OFERECE CURSOS GRATUITOS SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTOS COM LINGUAGEM SIMPLES


 

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) oferece dois cursos gratuitos sobre a produção de textos com a utilização de linguagem simples para servidores públicos e a população em geral.

O mini curso “Primeiros passos da Linguagem Simples” será ministrado pela jornalista e pesquisadora Heloisa Fischer com o objetivo de apresentar sete diretrizes para a produção de textos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. “A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação”, afirma a Escola Nacional.

Com carga horária total de 8 horas, o participante conhecerá conceitos da técnica e identificará os elementos que dificultam a leitura. A partir do diagnóstico dos próprios textos será possível modificar métodos para uma nova escrita. Ainda de acordo com a ENAP, haverá certificado de conclusão para o Adicional de Qualificação via Proad. CLIQUE AQUI para obter mais informações sobre o mini curso

CURSO COMPLETO – Um curso mais completo sobre a utilização da linguagem também está disponível na plataforma da Escola Nacional. Intitulado “Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?”, o treinamento ensina como estruturar e simplificar documentos complexos e escrever de maneira compreensível. “O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público e a importância da disseminação da pauta no Brasil”.

Com carga horária de 20 horas, a qualificação está dividida em três módulos: “Conheça a linguagem simples”; “Use a linguagem simples” e “Compartilhe a Linguagem Simples”.

As inscrições podem ser feitas através do link https://www.escolavirtual.gov.br/curso/332.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo