Responsive image

FENASSOJAF ENTREVISTA VERA PINHEIRO: A MATRIARCA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM O OFICIALATO


 

As relações internacionais com entidades representativas de Oficiais de Justiça é umas das marcas da atual gestão da Fenassojaf. O contato com dirigentes de diversas regiões do mundo teve início ainda na diretoria passada e foi intensificado, a partir de 2019, através do diretor Malone Cunha.

“A Fenassojaf se consolida como uma entidade de grande porte e de representação máxima dos Oficiais de Justiça federais quando integra as representações diplomáticas internacionais com entidades congêneres em todo o mundo. Isso traz prestígio não apenas para a Federação, como para o próprio oficialato federal e consolida a importância dessa carreira que se busca tanto ser reconhecida como uma atividade típica de Estado”, afirma o dirigente.

Antes disso, a entidade já havia pensado na atuação dos Oficiais de Justiça em outros países e firmado laços para um trabalho conjunto, que agregasse representatividade à Federação brasileira.  

O primeiro acesso da Fenassojaf à União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) se deu pela fundadora Vera Lúcia Pinheiro dos Santos, Oficiala de Justiça do Rio de Janeiro, ex-presidente da Assojaf/RJ e delegada permanente da União Internacional para os países da América do Sul.

“A Vera foi a primeira pessoa que entendeu a importância da nossa profissão, quando verificou que nós existíamos em mais de 100 países, mas nós não estávamos ocupando esse espaço porque nós simplesmente não tínhamos nenhuma relação com outras entidades mundo afora”, explica Malone.

Em 2020, o diretor de Relações Internacionais da Fenassojaf se encontrou com Vera Pinheiro no Forte do Rio de Janeiro, onde puderam conversar sobre esse trabalho dedicado por ela para que os Oficiais de Justiça brasileiros fossem legitimados e integrados às entidades representativas de todo o mundo.

Confira AQUI a entrevista exclusiva com a fundadora da Federação Vera Pinheiro

Fonte: Fenassojaf