Responsive image

VICE-PRESIDENTE DA ASSOJAF-PB É HOMENAGEADO NO DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


 

O vice-presidente da Assojaf-PB Ricardo Oliveira da Silva foi homenageado pelo TRT-13 e pela Anastra, nesta terça-feira (21), Dia de Luta da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Regional, a data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Ricardinho, como é conhecido, possui deficiência desde que nasceu, em ambos os braços e mãos, em decorrência do remédio Talidomida, usado por gestantes na década de 1960. Ele conta que nunca teve dificuldades para realizar o trabalho como Oficial de Justiça e que, além de desenvolver diversas funções junto à Fenassojaf e Assojaf-PB, ainda é atleta e integra o grupo de esportes do TRT-13 nas Olimpíadas.

“As Paralímpiadas mostraram agora o quanto somos capazes de desenvolver várias atividades, mesmo com alguma limitação física. Eu já pratiquei vários esportes representando o próprio Tribunal: futebol, futevôlei, tênis de mesa, natação, vôlei de quadra, vôlei de areia e atletismo”, disse.

Com 60 anos de idade, casado há 36 e com dois filhos, o servidor afirmou que o Tribunal é excelente em acessibilidade e sempre demonstra preocupação com as pessoas com deficiência, sejam servidores ou o público em geral. “Tenho orgulho deste Tribunal, que me acolheu sem qualquer preconceito há 14 anos”, enfatizou.

Por fim, o vice-presidente frisa a importância da data. “Infelizmente, o governo atual editou um decreto sobre escolas especiais para deficientes físicos, o que, se não fosse suspenso pelo STF, seria um verdadeiro retrocesso para nós. Não precisamos de escolas especiais, precisamos estar integrados à sociedade em todos os segmentos e não sermos excluídos com a alegação de escolas especiais, o que só prejudica. Passei por isso. Quase fui impedido de estudar com meus irmãos na mesma escola por ser deficiente físico. Minha mãe foi uma guerreira e não deixou que isso acontecesse”.

A Assojaf-PB presta sua homenagem, na pessoa do diretor Ricardo Oliveira, a todos os Oficiais de Justiça, servidores públicos e pessoas que possuem deficiência no estado da Paraíba.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com o TRT13