A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS DA PARAÍBA (ASSOJAF/PB), foi fundada no dia 20 de Dezembro de 1996 no Auditório da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB/PB), com a participação inicial de 09 (nove) destemidos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, os quais acreditavam convictamente na formação de uma Associação para defender os interesses da categoria, tendo seus nomes registrados na primeira ATA, sendo por unanimidade aprovado pelos Oficiais presentes naquela data, o nome do colega - Andir Leal Freire, para dirigir os trabalhos da mesa e concomitantemente deliberar e aprovar o Estatuto da Entidade em apreço, tendo na oportunidade os documentos necessários, inclusive, com aval jurídico por exigência de Lei a assistência jurídica do então advogado Dr. Sebastião Gonçalves Viana Filho (in memoriam), e que com a aquiescência dos Oficiais reunidos, os quais elegeram também o Presidente da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, em caráter provisório até 19.07.1998, conforme estabelecido em Ata de fundação da nova Associação, e com o devido Estatuto aprovado da Assojaf/Pb e registro no Cartório competente
Para que fosse possível a formalização necessária da criação da nova Associação, e com o advento da nomeação dos concursados e aprovados no final do ano de 1989, as 15 (quinze) primeiras vagas do cargo de Oficial de Justiça Avaliador Federal da Justiça do Trabalho (TRT da 13ª Região-PB), foram preenchidas no mês de abril de 1990, e com o decorrer do tempo surgiu um forte sentimento entre os Oficiais de Justiça para a formação de uma Entidade associativa. Como estava previsto em Ata da fundação, a partir do 2º semestre de 1998, houve a necessidade de efetuar a primeira eleição direta, constituindo-se assim o que mandava o Estatuto, concretizando-se com a formação de uma Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o Biênio 20.07.1998 a 19.07.2000, sendo o primeiro Presidente oficial da Assojaf/Pb, o Oficial de Justiça Andir Leal Freire, valendo salientar que todas as formalidades de inscrição das chapas e eleição foram cumpridas legalmente, conforme, Atas de Assembléias em arquivo.
Neste mandato, foram realizados os primeiros contatos com as co-irmãsAssojaf de vários Estados, bem como, o incremento de política econômica para evitar gastos supérfluos, a maior parte da arrecadação dos associados mensalmente ficavam na poupança da CEF/PB, no sentido de que a nossa Associação tivesse um projeto básico e de consistência para que no futuro fosse adquirido um Bem Imóvel que servisse para a Sede administrativa da recém fundada Associação, assim como, proceder o incentivo aos novos colegas Oficiais de Justiça que progressivamente estavam sendo nomeados do remanescente concurso de 1989, para que fossem associados da nova Entidade de Classe, e para tanto, no período de férias do Presidente, a metade das antigas JCJs do Trabalho, hoje Varas, foram visitadas nesta Capital e outras sediadas no Interior do Estado, sem ônus para Assojaf/Pb.
Continuando o incremento da política econômica com vistas a um projeto de real interesse para a Classe, ou seja, de uma futura Sede própria, em 20-07-2000, foi realizada a segunda eleição para o mandato do biênio seguinte, e em Ata da mesma data, foi eleita a chapa dirigida pelo Oficial de Justiça Andir leal Freire, ou seja, reconduzido como Presidente da Assojaf/Pb, na Diretoria Executiva, com a fiscalização de um Conselho Fiscal, tudo previsto no Estatuto em vigor, para o biênio do período 20.07.2000 a 19.07.2002. Neste Mandato, também teve praticamente a mesma política econômica para os fins já explícitos anteriormente, bem como o de conseguir o maior número de associados para a Assojaf/Pb, dar-lhes o devido incentivo para este fim, convocando-os para participarem dos primeiros encontros e congressos da Classe em outros Estados, e como na primeira gestão, também, neste período foram realizados algumas viagens ao Interior do Estado onde estavam sediadas as Varas do Trabalho, inclusive, diversas fotografias de imóveis das Varas foram fotografados com a presença do Presidente desta Associação na própria foto, mostrando realmente a dedicação e o trabalho sério de um dirigente que sempre acreditou para a formação de um forte elo da nossa Assojaf/Pb, e além do mais, fazendo sempre no período de férias e sem ônus para a Associação.
Desta forma, ela se desenvolveu fixada numa forte base de alicerce e que através dos anos e com muito esforço e dedicação dos demais dirigentes, conseguimos o que realmente queríamos, ou seja, a nossa querida Sede Administrativa própria, concretizando assim o nosso sonho, afirmando que a base fundamental de nossa política econômica do passado valeu até de mais no presente, e quiça seja muito mais no futuro. Meus colegas, da ativa e aposentados, feliz é àquele que ainda se lembra do passado, vive a modernidade do presente e tem sonho para o futuro, sendo estas razões que fundamentam os alicerces de viver para servir e sonhar.
Esta então foi a primeira fase da estrutura de fundação e trajetória de nossa Associação, tendo sido concluída as gestões anteriores num total de cinco anos e sete meses (20.12.1996 a 19.07.2002), quando o Presidente da Assojaf/Pb - Andir Leal Freire, passou a direção para o novo Presidente eleito, o colega Francisco José da Costa, em que sua Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal foram empossados com as formalidades legais para o cumprimento do Biênio (20.07.2002 a 19.07.2004).