Responsive image

CNJ CRIA FÓRUM PERMANENTE DE GESTÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES DO PJU


 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atendeu uma demanda da Fenajufe e criou, a partir desta sexta-feira (31), o Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União.

A confirmação foi feita nesta quinta (30) pelo Diretor-Geral Johaness Eck, e o Secretário-Geral do CNJ Carlos Vieira von Adamek, em um encontro ocorrido com os coordenadores da Fenajufe Fernando Freitas e Roberto Policarpo.

A portaria Nº 119 de 29 de julho, que institui a comissão será publicada nesta sexta-feira. De acordo com a Federação, o Fórum é uma luta antiga da entidade que busca espaço de discussão sobre as demandas da categoria. O pedido de instalação havia sido reforçado em requerimento ao ministro Dias Toffoli - presidente do STF e CNJ - em junho para fortalecimento do PJU e valorização dos servidores e servidoras.

De acordo com a regulamentação, o Fórum Permanente será composto por representantes, titulares e suplentes do STF, CNJ, STJ, TST, TSE, STM, TJDFT (um representante de cada órgão) e seis representantes da Fenajufe, assegurada a representação de cada região do país.

O coordenador Fernando Freitas afirmou que o Fórum de Discussão é um pleito antigo dos servidores do PJU e a instituição da Comissão, neste momento, onde o serviço público é alvo de diversos ataques, é um passo estratégico. “É fruto de um intenso processo com o STF e CNJ para garantir espaço de representatividade dos trabalhadores. Esperamos que pleitos da categoria possam ser ouvidos”, aponta Freitas.

Para o coordenador Roberto Policarpo, a comissão é um grande passo e será importante para tratar as demandas dos servidores, além de conseguir discutir, permanentemente, os problemas atuais do PJU. "A instalação é uma vitória dos servidores e servidoras. Com a comissão já podemos, inclusive, debater a crise sanitária que assola o País neste momento sob o olhar da categoria", avalia Policarpo.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com a Fenajufe