Responsive image

TRT-13 LANÇA PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DE SERVIDORES, MAGISTRADOS E DEPENDENTES ACOMETIDOS PELA COVID-19


 

“É um momento de desespero, em que você busca forças onde não tem e as sequelas são muitos graves”. Só quem passou pelo desafio de ser acometido pela Covid-19 entende esse testemunho de um dos servidores do TRT-13, que virou estatística da doença em 2020. Tibério Fialho, de 51 anos, passou 30 dias internado. Desses, 21 na UTI. O assessor jurídico da Presidência ficou em estado grave, teve 85% dos pulmões comprometidos e perdeu quase 30kg.

Além de causar vários transtornos, dores, processos inflamatórios por todo o corpo e sérios problemas respiratórios, quando não mata, a Covid-19 deixa sequelas, inclusive psicológicas, tanto para quem teve o quadro mais leve, quanto o mais grave da doença.

Depois de um ano de muitas baixas no quadro funcional e com a possibilidade de um novo período de recrudescimento da pandemia, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região deu prioridade, nesta nova gestão, a uma ação voltada a promover o bem estar de magistrados, servidores e seus dependentes. Através do Ato SGP 062/2021, foi instituído o Programa de Reabilitação de Servidores e Dependentes acometidos pela Covid-19 – ComVida.

O programa vai proporcionar, durante todo o período de recuperação, uma melhor qualidade de vida às pessoas acometidas pela doença, além de uma retomada segura das atividades cotidianas no TRT-13. E isso faz toda a diferença para quem passou pela doença, na medida em que oferece uma avaliação completa das sequelas que precisam ser tratadas para que o paciente volte a ter mais qualidade de vida.

Uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos e fisioterapeutas do Núcleo de Saúde (Nusa), sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal (Segepe), vai atuar presencial e remotamente para atender servidores, magistrados e/ou seus familiares que tiverem o interesse em participar desse programa. O objetivo é possibilitar a quem está em fase de recuperação da Covid-19, readquirir a independência funcional por meio de atendimento multidisciplinar, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo.

A chefe substituta do Nusa, Cristianne da Silva Alexandre, garantiu que todo o planejamento já foi feito para que o programa seja útil e funcional. “A equipe médica vai triar esse paciente e encaminhá-lo para o setor onde foi identificada alguma sequela. Vamos conduzir o paciente nesse processo de recuperação, porque muitas vezes ele nem percebe que aquele problema é uma sequela da Covid. Assim, a gente pode ajudá-lo de forma bem prática, a melhorar sua qualidade de vida, tanto física, quanto mental”, garantiu a médica.

O Ato TRT SGP nº 42/2020 determinou que todo servidor ou magistrado diagnosticado com Covid-19 notificasse o Nusa. Todos dessa lista vão ser convidados para o programa, desde que já estejam fora do período de contaminação.

Outro servidor do TRT que também venceu a Covid é o presidente da ASTRA (Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 13 ª Região), Sérgio Teixeira. Ele celebra a iniciativa e acredita que vai ajudar aos servidores e magistrados a passarem por esse momento delicado. “Tive Covid em dezembro de 2020, passei 15 dias internado, mas graças a Deus e a Nossa Senhora da Penha, eu sobrevivi e estou aqui com saúde, ao lado da minha família. Esse programa ComVida vai ajudar muitos dos nossos servidores e magistrados a superarem esse momento tão delicado, tenho certeza disso!”, afirmou.

A Assojaf-PB parabeniza o Tribunal pelo acolhimento aos acometidos pela doença.

Fonte: TRT-13, editado por Caroline P. Colombo