O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba realiza, na próxima sexta-feira (27), uma série de ações em virtude do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece no domingo (29). Entre as principais ações, está o lançamento do Programa LGBTQIA+, promovido pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do Regional. O evento ocorrerá às 9h, no Tribunal Pleno, no edifício-sede do TRT-13, e será aberto ao público. São oferecidas 50 vagas para o público interno e 70 para o público externo.
O Programa de Inclusão LGBTQIA+ tem por intuito fomentar a empregabilidade e a eliminação da discriminação contra essa população, com destaque para as pessoas trans. O objetivo do evento, por sua vez, é promover a conscientização de magistradas e magistrados, servidoras e servidores, terceirizadas e terceirizados do TRT-13, bem como da comunidade em geral sobre a luta por direitos, existência, resistência e reconhecimento da identidade trans. Além disso, busca estimular uma maior reflexão sobre a cidadania de pessoas não-binárias, travestis e de homens e mulheres trans.
Na programação, realizada em parceria com a Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), também acontece a assinatura de atos sobre empregabilidade e o respeito à dignidade das pessoas trans, o recebimento do selo “Iguais na Diversidade”, entregue pela associação paraibana Iguais LGBT+, e a distribuição de cartilhas sobre a empregabilidade da população LGBTQIA+.
Na ocasião, será apresentada ainda uma palestra sobre o tema “Visibilidade trans”, que ficará a cargo da empresária e conselheira Seccional da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, Márcia Rocha. A ministrante é pós-graduada em Educação Sexual, fundadora e coordenadora do Projeto Transempregos, integra a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero desde 2011 e, recentemente, foi eleita conselheira na chapa da Dra. Patricia Vanzolini e do Dr. Leonardo Sica. É fundadora e coordenadora do Projeto TransEmpregos, que ajuda a inserir pessoas trans no mercado de trabalho.
As inscrições para o público interno podem ser feitas por meio deste link. Já para o público externo, elas são feitas aqui.
Fonte: TRT-13